Meteoro Cruza o Céu do Paraná e Provoca Clarão em Maringá e Outras Cidades
Meteoro Cruza o Céu do Paraná e Provoca Clarão em Maringá e Outras Cidades
Um clarão repentino no céu chamou a atenção de moradores de várias cidades do Paraná na noite de domingo (5). O fenômeno, provocado pela passagem de um meteoro, foi registrado por câmeras de segurança e pôde ser visto em diferentes regiões do estado, iluminando ruas e casas por alguns segundos.
Os registros vieram principalmente de cidades do Noroeste, como Maringá, Sarandi, Mandaguaçu, Alto Paraná, Planaltina do Paraná, Paraíso do Norte e Paranavaí. Também houve relatos em municípios do Norte, como Colorado, e da região Central, como Guarapuava.
De acordo com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), o meteoro também foi visível em partes do norte de Santa Catarina e do interior de São Paulo.
O Gedal explica que o fenômeno ocorre quando pequenos fragmentos de rochas espaciais entram na atmosfera terrestre em altíssima velocidade, gerando forte luminosidade pelo atrito com o ar o que popularmente chamamos de “estrela cadente”.
Esses fragmentos costumam ser muito pequenos, com tamanhos que variam de um grão de feijão a uma azeitona, mas quando um pedaço maior entra na atmosfera, o brilho pode ser intenso o suficiente para iluminar toda uma região.
O Gedal reforça que o fenômeno é natural e sem risco à população, sendo comum em períodos do ano em que a Terra cruza trilhas de detritos cósmicos deixadas por cometas.
O evento de domingo reforça o interesse e a curiosidade da população pelo céu paranaense, que nos últimos anos tem sido palco de vários registros astronômicos impressionantes.
Postado em 05/11/2025