PCPR cumpre 90 mandados contra organização criminosa em quatro estados
PCPR cumpre 90 mandados contra organização criminosa em quatro estados
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta terça-feira 21 uma grande operação contra uma organização criminosa envolvida com tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Ao todo, 90 mandados judiciais estão sendo cumpridos de forma simultânea nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Mais de 350 policiais civis participam da ação, que tem como foco desarticular o esquema e promover a descapitalização financeira da estrutura criminosa. A operação conta com apoio das Polícias Militares de São Paulo e Santa Catarina, além da Polícia Federal, que atua no cumprimento de mandados no Mato Grosso do Sul. A PCPR também utiliza helicóptero e cães de faro nas diligências.
No Paraná, as equipes atuam em Santo Antônio da Platina, Londrina, Cambé, Jataizinho e Paranavaí. Fora do estado, os mandados são cumpridos em Ponta Porã (MS), Bombinhas e Brusque (SC), e nas cidades de Ourinhos, Hortolândia e São Paulo (SP).
De acordo com a PCPR, foram expedidos 42 mandados de prisão e 48 de busca e apreensão, além do sequestro de 11 veículos avaliados em cerca de R$ 1,8 milhão, quatro imóveis residenciais, bloqueio de contas bancárias e apreensão de dinheiro em espécie. As medidas têm o objetivo de enfraquecer o poder financeiro do grupo e interromper as conexões logísticas e econômicas que sustentam suas atividades.
A investigação teve início em abril de 2024, no município de Jacarezinho (PR), e já resultou em importantes prisões. Em junho, dois homens apontados como líderes da organização foram capturados em Balneário Camboriú (SC). Os aparelhos eletrônicos apreendidos na ocasião passaram por perícia, o que permitiu ampliar as provas e identificar novos integrantes e ramificações do grupo.
A PCPR destaca que a operação é fruto de meses de investigação e cooperação interinstitucional, reforçando o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado e o tráfico de drogas em todo o território nacional.
Por PCPR - Postado em 21/10/2025 Foto: Adilson Domingues/PCPR