Maringá remove 170 toneladas de recicláveis estocados irregularmente
Maringá remove 170 toneladas de recicláveis estocados irregularmente
A Prefeitura de Maringá iniciou nesta quinta-feira (18) uma força-tarefa para retirar cerca de 170 toneladas de resíduos recicláveis que estavam armazenados irregularmente no barracão do antigo IBC, espaço cedido ao município. O material havia sido coletado ainda em 2023 e nunca destinado corretamente às cooperativas de reciclagem.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, a situação foi identificada no início deste ano. As quatro cooperativas responsáveis pelo serviço na cidade foram chamadas para receber os recicláveis, mas recusaram o material por considerá-lo contaminado. A negativa foi registrada em documento formal assinado pelas entidades.
“Esse material foi coletado nas residências e, ao invés de ser destinado às cooperativas, acabou estocado no barracão. O município já pagou pela coleta em 2023 e agora precisa pagar novamente para dar a destinação final correta, que será o aterro sanitário”, explicou o secretário.
Segundo a Vigilância Sanitária, os resíduos não podem mais ser reciclados devido ao estado de contaminação. Para a remoção, estão sendo utilizados 18 caminhões e maquinários da Prefeitura, com apoio de servidores municipais.
Mussio acrescentou que, no início do ano, a gestão priorizou ações como roçada, pavimentação e arborização da cidade, mas agora atua na resolução desse passivo ambiental. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar responsabilidades sobre o armazenamento inadequado.
Postado em 19/09/2025 - Com Inf. PMM e foto Rafael Macri