A greve dos motoristas do transporte coletivo de Maringá chegou ao fim nesta sexta-feira 11, após audiência de conciliação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9). A reunião envolveu representantes da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), da Prefeitura de Maringá e do Sindicato dos Trabalhadores em Veículos Rodoviários de Maringá (Sinttromar).
O acordo garante o retorno imediato dos motoristas às atividades ainda nesta sexta-feira. A paralisação havia começado na quinta 10, afetando o funcionamento do transporte público na cidade.
Entre os principais pontos do acordo está a implantação de um plano de saúde para os trabalhadores, com início previsto para janeiro de 2026. Além disso, ficou acertado que o município realizará, até janeiro do próximo ano, um estudo de viabilidade para a redução da intrajornada dos motoristas atualmente de 4 horas para 3 horas. As primeiras reuniões sobre o estudo devem começar até o dia 11 de agosto.
Para compensar as horas não trabalhadas durante os dois dias de greve, os motoristas deverão trabalhar uma hora a mais por dia, a partir da próxima semana.
Os demais termos já acordados anteriormente permanecem válidos: reajuste salarial de 6% e aumento do vale-alimentação para R$ 700.
Postado em 12/07/2025