Guarda Municipal adota cães para ações educativas
Guarda Municipal adota cães para ações educativas
A Guarda Civil Municipal de Maringá, vinculada à Secretaria de Segurança, ganhou dois novos integrantes: os filhotes Canjica e Ginga, ambos sem raça definida, adotados do Centro de Zoonoses. Com até três meses de idade, os cães farão parte de um projeto inovador de apresentações em escolas municipais, voltado a incentivar a adoção responsável de animais.
Antes de iniciarem as atividades, os filhotes passaram por triagem veterinária da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal e agora recebem treinamento de obediência. Inicialmente, o processo é conduzido por um especialista da área, mas será futuramente assumido pelos próprios guardas municipais. A previsão é que os cães comecem a se apresentar nas escolas dentro de seis meses a um ano.
O projeto, apelidado de “dog show” educativo, pretende usar a presença dos animais como forma de aproximação com as crianças, promovendo reflexões sobre os cuidados necessários e a importância da adoção responsável.
De acordo com o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, a iniciativa une educação e cidadania.
“Com os cães, que passam a fazer parte da família da Guarda, nossa intenção é aproximar as crianças de um tema essencial, que é a adoção responsável, prevenindo problemas como maus-tratos”, destacou.
Além de reforçar as ações educativas, os cães também simbolizam a valorização dos animais sem raça definida, os populares vira-latas, que muitas vezes enfrentam maiores dificuldades para encontrar lares.
Postado em 10/09/2025 - Com inf. Guarda Municipal