DER prevê liberação da pista rebaixada do Trevo do Catuaí em fevereiro
DER prevê liberação da pista rebaixada do Trevo do Catuaí em fevereiro
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informou que as obras do novo Trevo do Catuaí, em Maringá, atingiram 90% de execução, conforme a medição mais recente realizada em dezembro.
Os trabalhos finais estão concentrados na pavimentação da pista rebaixada da BR-376, que deve ser liberada ao tráfego na primeira quinzena de fevereiro. A previsão inicial era concluir a liberação ainda em janeiro, porém as fortes chuvas das últimas semanas impactaram o cronograma da obra.
Além da pavimentação, também estão em fase final a implantação do sistema de drenagem de águas, com a instalação de dispositivos superficiais como sarjetas de concreto, a sinalização horizontal da passagem inferior e os últimos elementos da sinalização vertical no trecho.
A obra substitui a antiga rotatória em nível no entroncamento entre a BR-376, a PR-317 e a Avenida João Pereira, por uma nova interseção em desnível, que promete mais fluidez e segurança ao trânsito.
Foram implantadas duas passagens superiores em formato de rotatória, ligando a PR-317 à Avenida João Pereira. Neste momento, segue a pavimentação da nova pista da BR-376, que passa por baixo das passagens superiores.
O projeto contempla ainda a construção de novas vias marginais, ciclovia, duas passarelas para pedestres, dispositivos de segurança viária, iluminação rodoviária e outros serviços complementares. O investimento total é de R$ 49 milhões.
Com a conclusão, a expectativa é de redução de congestionamentos, melhoria na mobilidade urbana e mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres que circulam diariamente por um dos principais acessos de Maringá e região.
Postado em 20/01/2026 - Com inf. AEN