GTF atinge 99,7% de energia renovável em 2024 e amplia práticas sustentáveis
GTF atinge 99,7% de energia renovável em 2024 e amplia práticas sustentáveis
Empresa também destinou 89% dos resíduos orgânicos à circularidade, reduziu consumo de água e aumentou em cinco vezes seu EBITDA
A GTF, uma das seis maiores indústrias de frango do Brasil, divulgou seu Relatório Anual de Sustentabilidade de 2024, evidenciando importantes conquistas e avanços em suas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). O ano foi marcado por crescimento financeiro e iniciativas consistentes em eficiência energética, gestão de resíduos e uso responsável da água.
Em 2024, 99,75% da energia consumida pela companhia teve origem em fontes renováveis, como hidrelétricas, solares, eólicas, reflorestamento e biogás produzido em biodigestores próprios. A empresa também expandiu projetos de energia fotovoltaica em granjas e investiu na recuperação de energia térmica em caldeiras, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
Outro destaque foi a gestão de resíduos com foco em circularidade, que manteve uma taxa de 89,4% dos resíduos orgânicos destinados a compostagem e biodigestão. Entre os resultados, estão o reaproveitamento de 22.283 toneladas de cama aviária como fertilizante e a destinação adequada de mais de 4 mil toneladas de lodo para biodigestão. Além disso, a GTF compensou 514,86 toneladas de embalagens, o equivalente a 30% do total colocado no mercado, por meio de logística reversa, apoiando projetos sociais e cooperativas de reciclagem.
No uso consciente da água, a unidade de Terra Boa (PR) registrou uma redução de 27% no consumo hídrico no processo de lavagem das esteiras de gaiolas, após melhorias desenvolvidas por colaboradores do programa Grupos que Transformam Oportunidades em Resultados (GTOR). A iniciativa também trouxe ganhos de segurança operacional e será avaliada para replicação em outras unidades.
Em relação às emissões, embora o aumento das operações tenha ampliado os números totais, a companhia obteve uma redução de 48% nas emissões do escopo 3 (cadeia de valor) e queda de 16% nas emissões móveis, reflexo de melhorias operacionais e maior eficiência da frota.
A solidez da estratégia de sustentabilidade se refletiu também no desempenho econômico. O EBITDA aumentou cinco vezes em 2024 em relação a 2023, representando quase 20% da receita líquida, enquanto o lucro líquido atingiu R$ 425,3 milhões, confirmando a capacidade da GTF de crescer de forma responsável, alinhada ao seu compromisso ESG.
“O compromisso com a sustentabilidade é um dos nossos principais objetivos. A cada ano que passa, nosso orgulho aumenta ao ver que os resultados comprovam a seriedade das nossas ações. Avançamos em energia limpa, gestão de resíduos e eficiência no uso da água, mostrando que é possível crescer de forma responsável e gerar impacto positivo para as pessoas e o meio ambiente”, ressaltou Rafael Tortola, CEO da GTF.
Reconhecimento da GTF em sustentabilidade
Neste ano, a GTF foi reconhecida nacionalmente por suas práticas ESG e pelo alinhamento à Agenda 2030 da ONU. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia conquistou o Selo Ouro ODS, nível máximo de certificação concedido pelo Instituto ODS e pela BFUCA Unesco, que reconhece organizações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A empresa também participa pela primeira vez do Prêmio SESI ODS, com dois projetos inscritos, um social e outro ambiental. O evento premia iniciativas de impacto em sustentabilidade no Paraná.
Além disso, pelo quarto ano consecutivo, a GTF foi contemplada com o Selo Clima Paraná, reconhecimento oficial do Governo do Estado pelas ações de monitoramento e mitigação de emissões de gases de efeito estufa, reforçando seu compromisso no combate às mudanças climáticas.
Por Assessoria - Postado em 25/11/2025