Não é de hoje que a batata-doce conquistou espaço no prato de quem quer emagrecer, ganhar músculos ou simplesmente ter uma alimentação mais equilibrada. Ela ficou famosa entre a galera fit por ser nutritiva, versátil e por ter um índice glicêmico mais baixo. Isso tudo ajuda a manter a energia estável ao longo do dia e ainda fornece saciedade por mais tempo. Mas o que acontece se comer batata-doce todos os dias? Existem contraindicações? Hoje eu vou te explicar os principais benefícios e também alguns cuidados importantes que nem todo mundo conhece! Por que a batata-doce faz tanto sucesso?
Muita gente acredita que a batata-doce faz tanto sucesso por ter menos calorias do que a batata inglesa, mas isso não é verdade. Na prática:
100g de batata inglesa têm cerca de 52 calorias
100g de batata-doce têm por volta de 77 calorias
O grande diferencial da batata-doce está na qualidade dos seus nutrientes. Ela é rica em:
Fibras (que ajudam no bom funcionamento do intestino)
Carboidratos complexos (energia prolongada e estável)
Vitaminas A, C e do complexo B
Minerais como potássio e magnésio
Antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres
Com tudo isso, ela pode melhorar a saúde intestinal, diminuir a retenção de líquidos, fortalecer a imunidade e até melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelo.
O que acontece se comer batata-doce todos os dias?
Consumida com moderação, a batata-doce pode, sim, ser uma excelente aliada no dia a dia. Ela ajuda a evitar a fome fora de hora, por ser mais lenta na digestão, a oferecer energia constante (ótima pra quem treina), melhorar a digestão, graças às fibras, e contribuir para a redução do colesterol ruim (LDL).
Contraindicações do consumo de batata-doce
Apesar de ser superbenéfica, a batata-doce não é indicada para todo mundo. Quem tem problemas renais deve ter cautela, já que ela é rica em potássio, o que pode sobrecarregar os rins em casos específicos. Além disso, pessoas com síndrome do intestino irritável ou que tenham tendência à formação de gases e estufamento devem observar como o organismo reage, já que ela contém bastante fibra que pode piorar esses quadros.
Um detalhe importante que poucas pessoas sabem é que a batata-doce em grandes quantidades pode interferir na absorção de outros nutrientes, como cálcio e ferro.
Em uma alimentação equilibrada, o ideal é consumir cerca de 50g por dia, o que equivale a uma batata-doce pequena. Quem está em fase de ganho de massa muscular pode consumir um pouco mais. Já quem busca emagrecer deve controlar bem a porção: algumas rodelas já são suficientes para dar energia sem pesar.
Postado em 11/07/2025