A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou nesta sexta-feira (23) uma audiência pública em defesa da anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O evento, intitulado “Paraná Pela Anistia”, foi promovido pelo deputado Ricardo Arruda (PL) e ocorreu no Auditório Legislativo da Casa.
Durante a audiência, Arruda afirmou que há “presos políticos” no Brasil, com famílias destruídas por condenações “sem prova, sem arma, sem nada”, e convocou outras Assembleias Legislativas a replicarem o movimento.
O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL), também participou e criticou os processos judiciais contra os envolvidos no 8 de janeiro, afirmando que as decisões “não atendem à legislação pátria” e que há um “extrapolamento” do Judiciário.
De forma online, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), que vive nos Estados Unidos, disse que o Brasil sofre violação de direitos humanos e classificou a democracia brasileira como “disforme” e próxima de uma “ditadura”.
Além deles, participaram da audiência o advogado criminalista Jeffrey Chiquini, os deputados Tito Barichello (União) e Gilson de Souza (PL), e os vereadores de Curitiba Guilherme Kilter (Novo), Delegada Tathiana Guzella (União), Olímpio Araújo Junior (PL) e Bruno Secco (PMB).
Inf. e foto: Alep
Postado em 24/05/2025