PoderData: 59% apontam alta em preços no mercado; 9% dizem o contrário
PoderData: 59% apontam alta em preços no mercado; 9% dizem o contrário
Embora o isolamento social costume ser visto como um fator de risco para a saúde mental, estudos recentes indicam que, em algumas situações, ele pode aliviar sintomas de ansiedade. Pesquisas da PUC-Rio com modelos animais mostraram que roedores com altos níveis de ansiedade apresentaram melhora emocional após um período afastados de outros da mesma espécie.
O experimento revelou que, ao contrário dos ratos com ansiedade baixa ou moderada que pioraram após o isolamento, os mais ansiosos demonstraram menor comportamento depressivo. A hipótese é que o afastamento reduziu o estresse causado pela convivência com outros animais igualmente ansiosos.
Apesar do efeito positivo temporário, os especialistas alertam: o isolamento não deve ser visto como solução a longo prazo. O convívio social saudável é essencial para o bem-estar emocional. Relações positivas ajudam na regulação das emoções e na sensação de pertencimento.
A recomendação é que pessoas com ansiedade intensa possam, sim, ter momentos de afastamento para se reorganizar emocionalmente, mas que busquem, com apoio profissional, retomar gradualmente os vínculos sociais. O tratamento ideal combina psicoterapia, técnicas de regulação emocional, socialização guiada e, em alguns casos, medicamentos.
Postado em 04/08/2025
Por Poder Data