O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta terça-feira (6) que as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos podem beneficiar o agronegócio brasileiro, mas exigem cautela em relação à indústria nacional. A declaração foi feita durante evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em Brasília.
Segundo Alckmin, o Brasil é competitivo no setor agroexportador — que tem a China como principal destino —, mas precisa proteger sua indústria, que exporta produtos de alto valor agregado aos EUA, como aviões, autopeças e máquinas.
O ministro do Desenvolvimento defendeu o diálogo e o livre comércio como caminho ideal, reforçando que o Brasil tem saldo positivo para os EUA na balança comercial e oportunidades de complementaridade econômica.
O Brasil foi alvo, em abril, de uma tarifa linear de 10% sobre exportações aos EUA, além das tarifas de 25% sobre aço e alumínio aplicadas anteriormente. O governo brasileiro avalia a possibilidade de levar o caso à OMC, mas segue priorizando negociações diplomáticas com autoridades norte-americanas.
Foto e Inf. NMB
Postado em 07/05/2025