Expulsões do Palmeiras na Copa do Brasil podem gerar punições
Expulsões do Palmeiras na Copa do Brasil podem gerar punições
As expulsões na eliminação do Palmeiras para o Corinthians, pela Copa do Brasil, podem gerar problemas para o clube no Campeonato Brasileiro. Os cartões vermelhos recebidos por Aníbal Moreno, Emiliano Martínez e pelos auxiliares João Martins e Vitor Castanheira devem ser analisados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Por regra, vermelhos diretos geram processos disciplinares no tribunal. Caso os envolvidos sejam punidos com suspensão, o cumprimento será feito no Brasileirão, já que a Copa do Brasil não terá mais jogos para o Palmeiras.
Vale destacar que suspensões automáticas por cartão vermelho não são transferidas entre competições, mas penas aplicadas pelo STJD sim e passam a valer na competição subsequente.
Um exemplo clássico dessa regra ocorreu em 2013, quando André Santos, então no Flamengo, foi expulso na Copa do Brasil, punido pelo STJD, mas escalado irregularmente no Brasileirão. A falha resultou em perda de pontos para o clube, que só escapou do rebaixamento porque a Portuguesa também cometeu erro semelhante ao escalar Héverton.
A situação serve de alerta ao Palmeiras, que agora aguarda a análise do STJD para saber se os envolvidos na confusão contra o Corinthians serão punidos com gancho em jogos do Campeonato Brasileiro.
Postado em 08/08/2025
Imagem ilustrativa