Galípolo: juros devem permanecer altos por período prolongado
Galípolo: juros devem permanecer altos por período prolongado
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quarta-feira 27, em São Paulo, que a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 15% ao ano, deve permanecer elevada por um período prolongado. A declaração foi feita durante o 33º Congresso & Expo Fenabrave, realizado na SP Expo.
Segundo Galípolo, o processo de convergência da inflação para a meta de 3% ainda ocorre de forma lenta, o que exige que a política monetária se mantenha em campo restritivo. Ele lembrou que o país descumpriu a meta de inflação em 2024 e em meados de 2025, reforçando a necessidade de juros altos para controlar os preços.
“Quando o Banco Central começa a subir os juros em um processo onde a inflação também sobe, é preciso aumentar ainda mais para que a política monetária seja restritiva o suficiente e permita a convergência da inflação para a meta”, explicou.
Crescimento econômico apesar dos juros
Galípolo destacou a resiliência da economia brasileira mesmo com os juros elevados. Ele apontou fatores como programas de distribuição de renda, políticas tributárias mais progressivas e o fortalecimento do mercado de trabalho como explicações para o crescimento econômico em meio ao cenário restritivo.
Atualmente, o Brasil registra taxa de desemprego em 5,8%, o menor nível da série histórica, e a renda do trabalhador no patamar mais alto já registrado, o que, segundo o presidente do BC, tem sustentado o consumo e impulsionado a demanda interna.
Postado em 28/08/2025
Fonte: Noticias ao Minuto