Maringá prepara PSS para contratar 169 professores da rede municipal
Maringá prepara PSS para contratar 169 professores da rede municipal
A Prefeitura de Maringá contratou o Instituto Filadélfia (Unifil), de Londrina, para organizar um Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação de até 169 professores com jornada de 20 horas semanais. O contrato, no valor de R$ 80 mil, foi firmado por dispensa de licitação e já está publicado no Portal da Transparência.
A seleção será realizada ainda neste ano, segundo a administração municipal, e deve receber até 5 mil inscrições. O edital prevê a contratação temporária de professores por um período de 12 meses, além da reserva de 15% das vagas para candidatos negros, conforme a legislação vigente.
De acordo com a prefeitura, o PSS se faz necessário diante do aumento de matrículas na rede municipal, exonerações, licenças médicas, maternidade e demais afastamentos legais, além da criação de novas turmas e ampliação da jornada escolar com as Oficinas IDEB em tempo integral. Essas mudanças foram viabilizadas pela Lei Complementar nº 2346/2025.
O contrato com a Unifil prevê ainda a criação de um site exclusivo para o processo seletivo, com funcionalidades como inscrição, publicação de cronograma, homologações e resultados, além da atuação de equipe especializada na condução das etapas do certame.
Na última semana, a falta de profissionais levou ao fechamento de uma turma do CMEI Afonso Vidal Cézar, na Vila Morangueira. O episódio reforça a urgência na contratação dos novos professores para garantir a continuidade do ano letivo e o pleno funcionamento das unidades escolares.
Postado em 21/07/2025
Foto: Arquivo PMM