Prefeitura intensifica Operação Inverno e amplia atendimento à população em situação de rua em Maringá
Prefeitura intensifica Operação Inverno e amplia atendimento à população em situação de rua em Maringá
Com a chegada do inverno e a previsão de queda nas temperaturas, a Prefeitura de Maringá reforçou as ações da Operação Inverno, ampliando o atendimento às pessoas em situação de rua. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS) e tem como objetivo oferecer acolhimento e proteção durante o período de frio intenso.
Entre os dias 20 e 21 de junho, as equipes realizaram 66 abordagens, atendendo 64 pessoas. Durante a operação, cinco pessoas aceitaram encaminhamento para os serviços de acolhimento e 52 cobertores foram distribuídos.
A administração municipal pede a colaboração da população para identificar pessoas em situação de vulnerabilidade. Os casos podem ser informados por meio do atendimento social 24 horas, pelo telefone (44) 99103-5661.
Durante os dias de temperaturas mais baixas, as equipes realizam buscas ativas em diferentes regiões da cidade, oferecendo acolhimento, alimentação, roupas limpas e encaminhamentos para serviços de saúde, qualificação profissional, oportunidades de emprego e demais programas da rede de assistência social.
As abordagens ocorrem diariamente das 20h às 2h, podendo ser estendidas sempre que a temperatura atingir 13°C ou menos. Atualmente, o município conta com 87 vagas de acolhimento para atender pessoas em situação de rua durante o inverno.
Campanha arrecada agasalhos e cobertores
Além da Operação Inverno, a Prefeitura promove a campanha "Aquecendo Vidas", que recebe doações de roupas de frio, agasalhos, cobertores, mantas, edredons, calçados, toucas, luvas, cachecóis e outras peças em bom estado de conservação.
A arrecadação segue até o dia 30 de junho, e os donativos serão destinados às famílias e pessoas atendidas pelos serviços socioassistenciais do município.
As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Assistência Social, no Centro Pop, no Mercado Molicenter, nas unidades do Supermercado Bom Dia, na UniCesumar e no Muffato Max Atacadista.
A Prefeitura destaca que a participação da comunidade é fundamental para garantir mais proteção, conforto e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de inverno.
Postado em 23/06/2026