Paraná amplia cobertura da Atenção Primária para 94% nas UBSs
Paraná amplia cobertura da Atenção Primária para 94% nas UBSs
Desde 2019, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promove uma grande reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS), com a construção, ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 372 municípios. Já foram entregues 311 unidades, outras 175 estão com obras em andamento e mais 776 estão em fase de projeto ou tramitação. O investimento total já ultrapassa R$ 504,6 milhões.
A cobertura populacional da APS no estado alcançou 94,33% um avanço em relação aos 81% registrados em 2021. As UBS oferecem serviços essenciais como consultas médicas, odontologia, vacinação, acompanhamento de gestantes e crianças, além de pequenas urgências. Entre janeiro e junho deste ano, foram realizados mais de 29 milhões de atendimentos.
Além das obras, o Estado ampliou o número de equipes de Saúde da Família e Atenção Primária, contratou médicos e profissionais do programa Mais Médicos, e destinou recursos para custeio dos serviços. Em todo o Paraná, são mais de 2.800 equipes da Estratégia Saúde da Família em atividade.
Exemplos locais:
Realeza recebeu duas UBS (reforma e construção) e tem dois novos projetos em tramitação.
Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, já finalizou cinco obras e tem duas unidades em construção, além de cinco novos projetos.
Almirante Tamandaré teve quatro UBS entregues e duas em construção, que devem ser inauguradas ainda este ano. A cidade dobrou sua capacidade de atendimento, passando de 733 mil para 1,4 milhão de atendimentos por ano.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o objetivo é fortalecer a rede de saúde nos 399 municípios. “É um esforço para garantir acesso e qualidade no atendimento à população em todas as regiões do Paraná”, afirmou.
Postado em 04/08/2025
Por AEN