Maria Victoria destaca união público-privada na duplicação do Contorno Sul de Maringá
Maria Victoria destaca união público-privada na duplicação do Contorno Sul de Maringá
A deputada estadual Maria Victoria (PP) ressaltou, nesta quarta-feira 10, a importância da união entre poder público e sociedade civil organizada para viabilizar obras estruturantes em Maringá. A fala ocorreu durante a cerimônia de assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a execução da duplicação em concreto do Contorno Sul, investimento de R$ 450 milhões.
Maria Victoria agradeceu ao governador Ratinho Júnior (PSD) pelo repasse e destacou o protagonismo da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), que contratou, financiou e doou o projeto executivo da obra.
“A duplicação é fruto dessa união de esforços. Gratidão ao governador Ratinho Júnior: essa obra é um sonho antigo de Maringá e de toda a região. Vai trazer mais segurança, reduzir o tempo de viagem e criar um eixo de desenvolvimento regional”, afirmou.
O governador também enfatizou o impacto da obra.
“Essa é possivelmente a maior obra dos últimos 30 anos em Maringá. Estamos falando de um investimento superior a R$ 450 milhões, com um projeto bem elaborado doado pela sociedade civil. O Contorno Sul sempre foi o maior problema de acesso à cidade e agora terá uma solução definitiva, com pavimento em concreto e viadutos que vão modernizar a mobilidade urbana”, declarou Ratinho Júnior.
O prefeito Silvio Barros reforçou que a duplicação trará benefícios imediatos à população e ao setor produtivo.
“São 11,8 quilômetros ligando a PR-317 à BR-376. Esse trecho concentra um trânsito pesado de caminhões da safra que vem de Campo Mourão rumo a Paranaguá. Além de resolver gargalos logísticos, estamos falando de salvar vidas, já que muitas pessoas se acidentaram ali nos últimos anos”, disse.
Estrutura da obra
O projeto prevê quase 12 quilômetros de duplicação em pavimento rígido de concreto, além da construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, trata-se de uma das obras urbanas mais complexas em execução no Paraná.
Presenças
A solenidade reuniu autoridades estaduais e federais, entre elas o deputado federal Ricardo Barros, o presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Curi, os deputados Evandro Araújo, Delegado Jacovós e Soldado Adriano José, além de secretários estaduais e lideranças da região.
Por Assessoria - Postado em 11/09/2025