Paraná começa a semana sob alerta de tempestades após registro de tornado
Paraná começa a semana sob alerta de tempestades após registro de tornado
Após um fim de semana com registro de tornado, estado permanece com tempo instável nesta segunda-feira (12).
O Paraná está, novamente, sob um alerta de tempestades nesta segunda-feira (12). O estado, que chegou a registrar um tornado no fim de semana (veja imagens acima), permanece com tempo instável e sujeito a temporais localizados.
As informações são do boletim meteorológico conjunto da Defesa Civil e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
"Na segunda-feira ainda deve chover especialmente do leste ao norte paranaense, e as temperaturas ficam mais amenas à tarde. Novamente há risco para temporais e chuva pontualmente intensa entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. No oeste e sudoeste o tempo fica estável, com variação de nuvens e temperaturas mínimas na casa dos 15°C", aponta o Simepar.
Segundo o meteorologista Diulio Patrick, as tempestades devem ser registradas ao longo da tarde e da noite da segunda-feira (12). O risco é mais alto nas áreas sob o alerta laranja, especialmente para enxurradas e chuvas fortes em curtos períodos de tempo e destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos na rede elétrica de maneira pontual. Veja no mapa acima.
Nas áreas em amarelo, o risco é moderado para ocorrências meteorológicas com potencial para provocar danos, mas podem acontecer temporais isolados com rajadas de vento, granizo pontual, chuva intensa, alagamentos e enxurradas pontuais.
Nas áreas em verde, as condições meteorológicas apontam para pancadas de chuva, temporais isolados e alagamentos pontuais com baixo potencial de danos.
Para o litoral do estado, o alerta laranja se estende até terça-feira (13), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
"De terça (13) até quinta-feira (15) retornam as condições de abafamento, com chuvas principalmente a partir da tarde em função da combinação de calor e umidade. Temperaturas mais amenas no amanhecer apenas no oeste e sul; as máximas voltam a ultrapassar os 30ºC pontualmente no estado", complementa o Simepar.
Postado em 12/01/2026 - Por Cadeia de Notícias