Comissão do Mau Cheiro avança nas investigações e discute contratação de consultor técnico especializado
Comissão do Mau Cheiro avança nas investigações e discute contratação de consultor técnico especializado
A Comissão Especial do Mau Cheiro da Câmara de Vereadores de Maringá realizou, na última segunda-feira (22), uma reunião no Instituto Ambiental de Maringá (IAM) para acompanhar as ações de fiscalização relacionadas às ocorrências de odores registradas em diferentes regiões da cidade e definir novos encaminhamentos para as investigações.
Participaram da reunião o presidente da Comissão, vereador Diogo Altamir da Lotérica, os vereadores Willian Gentil, Angelo Salgueiro e Daniel Malvezzi, além de representantes dos vereadores Luiz Neto e Pastor Sandro. Também estiveram presentes o secretário José Roberto Francisco Behrend e o diretor do Instituto Ambiental de Maringá.
Durante o encontro, os representantes do IAM apresentaram informações sobre os trabalhos de monitoramento e fiscalização realizados pelo órgão. Segundo os dados apresentados, são frequentes os registros de descarte irregular de resíduos em galerias pluviais e o recebimento de chamados relacionados a vazamentos, que podem contribuir para os episódios de mau odor percebidos pela população.
O presidente da Comissão, vereador Diogo Altamir da Lotérica, destacou que o grupo continua empenhado em buscar soluções concretas para o problema e informou que serão iniciados os procedimentos para a contratação de um consultor técnico especializado que auxiliará nos trabalhos de investigação.
“A Comissão do Mau Cheiro esteve reunida no Instituto Ambiental de Maringá para buscar informações sobre as denúncias registradas e os procedimentos adotados pelo órgão. Com essas informações, estamos avançando na contratação de um perito ambiental que possa nos auxiliar tecnicamente na identificação das causas do problema. A comissão continua trabalhando e já solicitou toda a documentação necessária à Prefeitura e ao IAM para dar andamento às apurações”, afirmou o vereador.
Durante a reunião, o diretor do IAM orientou que o profissional a ser contratado possua conhecimento específico em processos industriais ligados ao setor frigorífico, devido à complexidade das investigações. O secretário José Roberto Francisco Behrend também informou que, em uma análise realizada pelo órgão, dois frigoríficos foram identificados como possíveis responsáveis por ocorrências de odor registradas no município.
Os membros da comissão ainda receberam esclarecimentos sobre os procedimentos de fiscalização adotados pelo Instituto. Foi destacado que fatores como condições climáticas, temperatura e direção dos ventos podem influenciar na dispersão dos odores e dificultar a identificação precisa da fonte emissora.
O vereador Willian Gentil também participou dos debates, questionando sobre possíveis punições administrativas aplicadas às empresas investigadas e relembrando situações anteriores envolvendo descarte irregular de resíduos na cidade.
Ao final da reunião, foram definidos os encaminhamentos iniciais para a continuidade dos trabalhos, reforçando o compromisso da Comissão Especial do Mau Cheiro e da Câmara de Vereadores de Maringá em acompanhar o tema e buscar respostas para uma demanda que afeta diretamente a qualidade de vida da população.
Postado em 24/06/2026