Paraná abre matrículas da rede estadual para 2026
Paraná abre matrículas da rede estadual para 2026
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) inicia nesta quarta-feira (1º) o processo de matrículas para o ano letivo de 2026 na rede pública estadual. O procedimento será dividido em três etapas e deve ser feito, preferencialmente, pela Área do Aluno, usando CPF e celular cadastrados.
A primeira etapa, de 1º a 15 de outubro, inclui rematrículas para quem permanecerá na mesma escola e as inscrições do Processo Classificatório para ingresso na Educação Profissional e no Subsequente.
No mesmo período, novos alunos e ex-alunos devem atualizar os dados cadastrais.
A segunda etapa ocorre de 10 a 21 de novembro, destinada aos alunos que passam do 5º ano municipal para o 6º ano estadual e do 9º ano para a 1ª série do Ensino Médio.
A terceira etapa, de 1º a 12 de dezembro, será para transferências, matrículas na EJA e novas solicitações para cursos profissionalizantes.
Segundo o secretário Roni Miranda, o processo digital garante agilidade, transparência e organização para o próximo ano letivo.
Documentos exigidos: RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de vacinação atualizado, documento do responsável legal (para menores) e comprovante de residência recente.
Resumo do calendário:
Rematrícula e Educação Profissional: 1º a 15 de outubro
Matrículas de novos alunos: 10 a 21 de novembro
Transferências, EJA e mudanças de escola: 1º a 12 de dezembro
Estudantes que não forem aprovados permanecem na escola atual, mas precisam confirmar a rematrícula.
Postado em 01/10/2025 - AEN