Durante a Expoingá 2025, o município de Marialva apresentou o projeto Caminhos da Uva, que tem impulsionado o turismo rural na região noroeste do Paraná. A ação esteve representada no estande da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), dentro do espaço da Secretaria de Turismo do Estado.
Criado em 2012, o projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Marialva, o IDR-Paraná e produtores locais. Atualmente, reúne mais de 20 propriedades que oferecem experiências autênticas, como visitas a vinícolas, cafés coloniais, pesqueiros e a famosa atividade “colha e pague” de uvas.
“O objetivo é valorizar a produção local e proporcionar vivências no campo”, explica Tatiana Castelari, presidente da Vinícola Coaviti. Entre as atrações mais procuradas está a possibilidade de colher e consumir uvas diretamente do parreiral, com a opção de levar para casa pagando pela quantidade colhida.
O Caminhos da Uva destaca-se como exemplo de integração entre tradição, gastronomia e natureza, fortalecendo o turismo e a economia local.
Fonte: GMC online
Postado:17/05/2025