Hospitais do Paraná atendem vítimas do tornado e Defesa Civil orienta doações
Hospitais do Paraná atendem vítimas do tornado e Defesa Civil orienta doações
Hospitais de várias cidades do Centro-Sul do Paraná estão mobilizados neste fim de semana para atender as vítimas do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu na sexta-feira (7). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já foram contabilizados 437 atendimentos em unidades hospitalares e de pronto atendimento de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel.
Em Laranjeiras do Sul, os atendimentos estão concentrados em duas unidades hospitalares, uma unidade de saúde e uma faculdade que foi transformada em ponto de apoio.
Em um dos hospitais, foram realizados 216 atendimentos, com 51 transferências para outras unidades, três cirurgias ortopédicas, uma geral e dois pacientes em UTI.
No segundo hospital, 100 pessoas foram atendidas, incluindo duas crianças e cinco gestantes; cinco pacientes passaram por cirurgia e outros cinco foram transferidos.
Na unidade de saúde, houve 103 atendimentos, e na faculdade, 18 casos de menor gravidade.
Os pacientes em estado mais grave foram transferidos para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava. Mais de 30 ambulâncias da 5ª e 7ª Regionais de Saúde estão atuando na região, com o apoio de 100 profissionais de saúde e voluntários.
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) enviou 1.000 unidades de soro fisiológico e 1.000 de ringer lactato para Laranjeiras do Sul. Além disso, a Sesa enviou cerca de 10 mil unidades de materiais médicos, incluindo ataduras, seringas, compressas e agulhas, para reforçar os estoques hospitalares. Municípios vizinhos também estão doando medicamentos e insumos.
O Governo do Estado confirmou seis mortes em decorrência do tornado e das fortes chuvas — cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. As vítimas incluem três homens (49, 57 e 83 anos) e duas mulheres (14 e 47 anos) de Rio Bonito, além de um homem de 53 anos de Guarapuava.
Há ainda uma pessoa desaparecida, e as equipes de resgate seguem nas buscas com mais de 50 bombeiros atuando na área atingida.
A Defesa Civil enviou à cidade 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 de limpeza, 150 de dormitório e 54 bobinas de lona.
O órgão orienta a população a não enviar doações por conta própria neste momento, para evitar sobrecarga logística. As necessidades e pontos de coleta serão divulgados pelos canais oficiais da Defesa Civil e da Prefeitura.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) informou que a PRC-158, em Rio Bonito do Iguaçu, e a PRC-466, em Guarapuava, já foram totalmente liberadas após bloqueios causados pela queda de árvores e destroços.
Na PR-170, os trabalhos continuam e devem levar cerca de 10 dias devido aos danos mais severos. Outras rodovias das regiões Oeste e Norte já foram desobstruídas e estão liberadas para o tráfego, com atenção redobrada dos motoristas.
O Governo do Paraná segue com força-tarefa de resgate, atendimento e reconstrução, em um dos desastres naturais mais graves da história recente do estado.
Postado em 08/11/2025