Cemitério Municipal terá vigilância com motos e 64 câmeras em Maringá
Cemitério Municipal terá vigilância com motos e 64 câmeras em Maringá
Cemitério Municipal terá monitoramento interno com vigias de moto, afirma secretário de Infraestrutura
O Cemitério Municipal de Maringá receberá um reforço na segurança interna, com vigias motorizados patrulhando o espaço durante a noite. A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, que anunciou uma contratação emergencial autorizada pela prefeitura para aumentar a vigilância do local.
“Nós já temos 64 câmeras funcionando, mas ainda não havia vigilância móvel. Agora teremos motos circulando internamente, com monitoramento via satélite. A expectativa é iniciar esse trabalho antes do feriado de Finados”, destacou Mussio.
Com 255 mil metros quadrados, o cemitério enfrenta recorrentes casos de vandalismo e furtos de peças de bronze. Nesta semana, o túmulo de Clodimar Pedrosa Lo, um dos mais visitados, também foi alvo de vândalos.
🚧 Regras para o feriado de Finados
Durante o fim de semana, não será permitida a entrada de veículos particulares no cemitério. A prefeitura disponibilizará vans e micro-ônibus para o transporte interno dos visitantes.
Além disso, vasos plásticos, papéis impermeáveis e sacolas estão proibidos para evitar o acúmulo de água e criadouros do mosquito da dengue. O recolhimento de materiais recicláveis e borras de velas poderá ser feito apenas após o expediente, a partir das 19h, nos dias 1º e 2 de novembro.
🧹 Serviços e comércio
Conforme o decreto nº 1.900/2025, serviços como limpeza, colocação de placas, vasos, tampões e inscrições poderão ser realizados até esta sexta-feira (31) e retomados a partir de 3 de novembro. Já a limpeza por terceiros só será liberada a partir de 12 de novembro.
O comércio ambulante será permitido apenas nos dias 1º e 2, em áreas delimitadas pela Fiscalização Municipal, sendo proibido em frente à administração e no interior do cemitério.
Com as medidas, a Prefeitura busca garantir segurança, organização e respeito aos visitantes durante o feriado de Finados.
Postado em 31/10/2025 - Foto: Rafael Macri/PMM