Concessão do Parque do Ingá avança após arquivamento pelo MP
Concessão do Parque do Ingá avança após arquivamento pelo MP
O Ministério Público do Paraná arquivou a notícia de fato que investigava possíveis riscos à ordem urbanística e ambiental no processo de concessão de uso e operação do Parque do Ingá, em Maringá.
A decisão foi assinada pelo promotor Nivaldo Bazoti, da 13ª Promotoria de Justiça de Maringá, que concluiu não haver justa causa para o prosseguimento das investigações ou para o ajuizamento de ação civil pública.
Segundo o Ministério Público, a documentação apresentada pela Prefeitura e pelo Instituto Ambiental de Maringá demonstrou que não há irregularidades nem danos ao patrimônio ambiental ou urbanístico. A análise também apontou que o Plano de Manejo do parque permite atividades de uso público, recreação e educação ambiental, além de considerar compatível a estimativa de visitantes prevista no projeto de concessão.
Outro ponto destacado é que o acesso ao Parque do Ingá continuará gratuito. A futura concessionária poderá explorar apenas serviços específicos previstos no Plano de Manejo, enquanto a entrada da população permanecerá sem cobrança.
O diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend, afirmou que a decisão reforça a segurança jurídica e técnica do processo. Segundo ele, a proposta foi elaborada em conformidade com a legislação ambiental e prevê investimentos em manutenção, segurança, infraestrutura e conservação do principal cartão-postal da cidade, sem comprometer a preservação ambiental.
Postado em 26/06/2026