Maringá lança Disque 125, exclusiva para denúncia contra violência infantil
Maringá lança Disque 125, exclusiva para denúncia contra violência infantil
A Prefeitura de Maringá lançou nesta segunda-feira (5), durante a abertura da campanha Maio Laranja, o primeiro canal de denúncias exclusivo do Brasil para crimes contra crianças e adolescentes. O número 125 começará a funcionar no dia 13 de maio, das 8h às 18h, com redirecionamento automático para o Conselho Tutelar após esse horário.
O evento de lançamento, realizado no auditório da OAB, marcou o início das ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil, que serão realizadas ao longo de todo o mês. A iniciativa é liderada pela Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), em parceria com diversas instituições da cidade.
A vice-prefeita Sandra Jacovós destacou a importância da campanha e o papel coletivo na proteção das crianças. A secretária da Secriança, Carmen Inocente, reforçou que a central 125 representa um avanço na agilidade de atendimento e no fortalecimento da rede de proteção.
Estiveram presentes autoridades como a delegada Karen Friedrich (Nucria), a diretora da OAB Liana Gonçalves, o presidente da ACIM José Carlos Barbieri e representantes do CMDCA, Conseg, Maringá Futebol Clube e vereadores. A Orquestra Jovem Florescer fez uma apresentação durante a cerimônia.
📅 Programação do Maio Laranja em Maringá:
06/05 (ter) – Blitz informativa: Av. Duque de Caxias x XV de Novembro – 17h
08/05 (qui) – Blitz: Av. Pedro Taques x Bento Munhoz – 17h
12/05 (seg) – Distribuição de materiais na Expoingá – Parque de Exposições
13/05 (ter) – Blitz: Av. Mandacaru x Colombo – 17h
15/05 (qui) – Blitz: Av. Guaiapó x Colombo – 17h
18/05 (dom) – Ação no jogo do Maringá FC – Estádio Willie Davids – 15h
19/05 (seg) – Blitz: Av. São Paulo x Juscelino Kubitschek – 17h
25/05 (dom) – Caminhada Laranja – Parque do Ingá – 9h
A campanha reforça o compromisso do município com a proteção da infância e adolescência, incentivando a população a denunciar abusos e participar ativamente das ações educativas.
Foto e Inf. PMM - Postado dia 05/05/2025