A Prefeitura de Maringá promoveu, nos dias 27 e 28 de junho, a 7ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, reunindo representantes da sociedade civil e do poder público para discutir propostas e eleger delegadas que representarão o município na Conferência Estadual.
Com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, o evento foi organizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDMM). A programação contou com palestras, apresentações culturais, grupos de trabalho e plenárias deliberativas.
Na abertura, a presidente da ONG Maria do Ingá, Tânia Tait, destacou a importância das conferências como espaços de mobilização social. Já no sábado, a secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Estela Bezerra, ressaltou que “sem as mulheres, não há democracia”. A arquiteta e diretora-presidente do IPPLAM, Tânia Verri, também falou sobre planejamento urbano inclusivo.
A secretária municipal Olga Agulhon lembrou que o espaço é essencial para avaliar a realidade das mulheres e propor políticas transformadoras. A presidente do CMDMM, Donária Rizzo, reforçou que as ideias debatidas representam um compromisso coletivo com o avanço dos direitos das mulheres na cidade.
Titulares:
Olga Maria Agulhon (Semulher)
Odília Maria F. Barbosa (Secretaria da Juventude)
Gislaine Gonçalves (Centro Marabás)
Carolina Cleópatra C. da Silva (UNA)
Cleuza Souza Theodoro (IMNEAM)
Claudete Gomes da Silva (Associação Maria do Ingá)
Suplentes:
Silvana Piccinin (Semulher)
Isadora Vier Machado (SESDUEM)
Márcia Dalassanta (Sismmar)
O encontro reforça o papel da participação feminina no desenvolvimento de políticas públicas mais justas e inclusivas.
Fonte: PMM
Postado em 01/07/2025