O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem calendário definido: as inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho, e as provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC).
O edital completo com regras, conteúdos avaliados, valor da taxa (em 2024 foi R$ 85) e instruções específicas, como atendimento especializado e uso de nome social, será publicado em breve no Diário Oficial da União.
Quem deseja se inscrever deve criar login no portal Gov.br e acessar a Página do Participante.
O prazo para solicitar isenção da taxa terminou em 2 de maio. O resultado das justificativas será divulgado em 12 de maio, com período para recurso entre 12 e 16 de maio. O resultado final sai em 22 de maio. Mesmo quem conseguir a isenção precisa realizar a inscrição no prazo regular.
O Enem é utilizado como critério de seleção por instituições de ensino no Brasil e em Portugal, e também para acesso a programas como o Fies e Prouni. A prova avalia o desempenho de estudantes ao fim do ensino médio e pode ser usada como porta de entrada para o ensino superior público e privado.
Fonte e foto: EBC Brasil