O Paraná confirmou mais nove mortes por dengue, segundo o boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Duas vítimas são da 15ª Regional de Saúde de Maringá, que já soma quatro óbitos em 2025. Ao todo, o Estado registra 57.581 casos confirmados e 52 mortes neste novo ano epidemiológico, com mais de 185 mil notificações da doença.
As mortes ocorreram entre março e abril, com vítimas entre 2 meses e 91 anos. Quatro tinham comorbidades. Os casos fatais foram registrados em cidades das regionais de Cianorte, Cornélio Procópio e Maringá (Nova Esperança e Paiçandu).
Maringá soma 2.565 casos confirmados e apresenta risco médio de infestação, segundo o novo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). O levantamento aponta que 80% dos focos estão dentro das residências, principalmente em lixo descartado de forma incorreta — como tampas de garrafa PET e copos descartáveis — que representam 45,41% dos criadouros. Pneus, pratos de plantas e reservatórios de água também aparecem entre os principais focos.
Apesar da redução em relação ao mesmo período de 2024, quando houve mais de 10 mil casos, a Vigilância em Saúde reforça a importância da prevenção. Apenas cinco bairros de Maringá apresentaram baixo risco de infestação: Paris IV, Jóquei, Esperança, Universo e Grevíleas III.
Informação: SESA
Foto:Ilustrativa
Postado em 20/05/2025