Faltando menos de 20 dias para a 3ª edição da Caminhada do Meio-Dia, o Paraná já registra adesão recorde: 121 municípios confirmaram participação no evento marcado para 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
O número representa um aumento de 61,2% em relação à primeira edição, em 2023, e já envolve 30% das cidades paranaenses. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), dentro da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.
Em Curitiba, a caminhada partirá novamente da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, simbolizando a união da sociedade no enfrentamento à violência contra as mulheres.
A secretária estadual Leandre Dal Ponte reforça que o horário do meio-dia foi escolhido por representar um momento de cuidado na rotina feminina. “Queremos mostrar que as mulheres não estão sozinhas. É preciso caminhar junto na luta contra o feminicídio”, destacou.
Municípios ainda podem aderir até 15 de julho. A mobilização conta com apoio de diversas entidades, como a OAB, TRF-4 e grupo CASE IH. A data foi criada em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em Guarapuava, e instituída pela Lei n.º 19.873/2019.
Foto Robson Mafra
Postado em 04/07/2025