A Câmara de Maringá aprovou nesta quinta-feira (26), em segunda discussão, o projeto que autoriza o município a aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). A proposta foi enviada pela Prefeitura em regime de urgência e tem como objetivo utilizar a estrutura técnica e jurídica do consórcio para revisar o contrato com a Sanepar, vigente até 2040.
O Cispar reúne 96 municípios que operam serviços de água e esgoto de forma municipalizada. Com a adesão, a Prefeitura busca apoio para esclarecer divergências financeiras com a Sanepar e avaliar alternativas de gestão dos serviços. Segundo o líder do governo, Luiz Neto (Agir), o consórcio permitirá realizar estudos técnicos para definir os rumos do saneamento na cidade.
Apesar de já ter tentado romper o contrato com a Sanepar entre 2022 e 2023 tentativa que não avançou, a Prefeitura afirma que o objetivo atual não é o rompimento, mas sim aprimorar a regulação e buscar melhor qualidade na prestação dos serviços. A adesão também prevê a possibilidade de contratação direta de serviços pelo Cispar, sem necessidade de licitação. A Sanepar ainda não se manifestou sobre o assunto.
Por assessoria
Postado em 27/06/2025