A bola parada se tornou arma decisiva para o Flamengo, que reassumiu a liderança do Brasileirão com 36 pontos. Nos últimos três jogos, três dos quatro gols marcados vieram de faltas laterais e escanteios, mostrando a eficiência do time nesse tipo de jogada.
Desde o Mundial de Clubes, metade dos gols do time foi originada em lances de bola parada. Pedro, Léo Pereira e Léo Ortiz foram os autores mais recentes, todos em jogadas ensaiadas treinadas com o auxílio de vídeos e orientações em tablets.
A mudança na comissão técnica, com a saída de Daniel Alegria e entrada de Rodrigo Caio ao lado de Filipe Luís, tem sido apontada como chave para essa evolução. “Rodrigo é quem mais conversa com a gente sobre posicionamento e zonas para atacar”, destacou Léo Ortiz.
Com precisão nas cobranças — como a de Luiz Araújo contra o Atlético-MG — e organização tática, o Flamengo soma gols importantes e mantém uma das defesas menos vazadas do campeonato: apenas seis gols sofridos em 16 jogos. O saldo positivo é de 24 gols.
Postado em 29/07/2025