O deputado federal Ricardo Barros (PP) participou de uma comitiva paranaense que se reuniu com o ministro Dias Toffoli, no Supremo Tribunal Federal (STF), para defender a manutenção do apoio estatal às APAEs. O grupo pediu que não seja concedida liminar favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.796, proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), que busca revogar leis do Paraná que garantem repasses financeiros às instituições.
Barros destacou que uma eventual suspensão do suporte pode prejudicar milhares de estudantes com deficiência que dependem dos serviços educacionais e médico-assistenciais oferecidos pelas APAEs. “Reorganizar essa rede agora pode causar interrupção significativa nos atendimentos”, alertou.
O parlamentar lembrou ainda que, em 2017, quando ministro da Saúde, viabilizou R$ 150 milhões em recursos federais para entidades da Rede da Pessoa com Deficiência, incluindo as APAEs.
A reunião ocorreu na última quarta-feira (21), com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), que representou o governador Ratinho Júnior (PSD). Também participaram secretários estaduais, o procurador-geral do Estado e representantes das APAEs.
Com informações: Saiba Já News
Postado em 24/05/2025