Os produtores brasileiros começaram a enfrentar os efeitos da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras, que entra em vigor em 1º de agosto. O setor de pescados é um dos primeiros a sentir os impactos. Segundo a Abipesca, ao menos 58 contêineres, com 1.160 toneladas de produtos, tiveram as compras canceladas e deverão retornar ao Brasil.
O diretor da entidade, Jairo Gund, explicou que os embarques planejados para julho chegariam aos EUA já sob a nova tarifa, o que levou compradores a suspender pedidos. Os produtos congelados, especialmente tilápia e lagosta, foram os mais afetados. A lagosta, embora consumida por um público de alto poder aquisitivo, é produzida de forma artesanal por comunidades tradicionais de baixa renda — justamente as mais prejudicadas.
O setor reivindica, em reunião com o governo nesta terça-feira (15), medidas emergenciais, como o adiamento da taxação por 90 dias e a retirada dos pescados da lista de produtos tarifados, já que o Brasil representa menos de 1% das importações americanas desses itens.
A Abipesca busca apoio do governo para tentar negociar com os EUA e evitar prejuízos ainda maiores para milhares de pequenos produtores brasileiros.
Postado em 15/07/2025