O Paraná se destaca no cenário nacional com 242.942 doadores de sangue cadastrados, representando 2,1% da população — índice acima da média brasileira, que varia entre 1% e 1,8%, e dentro da faixa recomendada pela OMS (1% a 3%).
Das 22 Regionais de Saúde do Estado, 18 superam a média nacional e quatro estão dentro dela. Foz do Iguaçu lidera com 4% da população doadora, seguida por Cianorte (3,3%) e Umuarama (3%). O município de Bom Jesus do Sul, no Sudoeste, chama a atenção com 5% da população engajada nas campanhas.
Durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação de sangue, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das doações regulares, essenciais para cirurgias, emergências e tratamentos complexos como o câncer.
Cada doação pode salvar várias vidas, pois o sangue é separado em componentes como hemácias, plaquetas e plasma, utilizados conforme a necessidade médica.
Segundo a diretora do Hemepar, Vivian Raksa, o bom índice do Estado reflete campanhas eficazes e a solidariedade dos paranaenses, mesmo em épocas mais críticas, como o inverno.
A Rede Hemepar conta com 23 unidades em todo o Estado e abastece 384 hospitais, atendendo quase 96% dos leitos do SUS no Paraná. As campanhas “Doe sangue, doe vida” e “Doe sangue pelo esporte” reforçam o compromisso coletivo com a vida.
Redação com informação AEN
Postado em 23/06/2025