Cris Lauer pode ser cassada após condenação
Cris Lauer pode ser cassada após condenação
A vereadora Cristianne Costa Lauer (Novo) deverá enfrentar um novo pedido de cassação de mandato na Câmara Municipal de Maringá, após ser condenada por improbidade administrativa por enriquecimento ilícito. O requerimento foi protocolado na noite de segunda-feira (6) e entregue à presidente da Câmara, acompanhado de dez anexos, incluindo a sentença judicial e a exposição de motivos.
Essa será a segunda tentativa de cassação contra Lauer. Em 2023, uma denúncia apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) chegou a ter parecer favorável à perda de mandato, mas foi arquivada pelo plenário.
O novo pedido é assinado pelo advogado Kim Rafael Serena Antunes e sustenta que a condenação compromete a moralidade, dignidade da função pública e a relação de confiança com a população, elementos essenciais ao exercício do cargo.
Embora a sentença não tenha suspendido os direitos políticos da vereadora — após o Ministério Público retirar esse pedido nas alegações finais —, o autor da ação considera que a Câmara deve tomar providências com base no Código de Ética e Decoro Parlamentar, no Regimento Interno e no Decreto-Lei nº 201/1967, que regula a perda de mandato em casos de infrações político-administrativas.
O protocolo físico do pedido será realizado nesta terça-feira (7), e caberá à Mesa Executiva analisar a admissibilidade e os próximos passos do processo.
Foto: Angelo Rigon
Postado: 05/05/2025