Casais paranaenses têm buscado o Contrato de Namoro digital como forma de proteger o patrimônio individual e evitar problemas judiciais futuros. O documento, disponível de forma online nos Cartórios de Notas, permite que o casal registre oficialmente que a relação é apenas um namoro, sem os efeitos legais de uma união estável — como divisão de bens, pensão ou herança.
A medida tem ganhado destaque, especialmente entre pessoas com bens adquiridos anteriormente ou com herdeiros, sendo aceita cada vez mais pelo Poder Judiciário. O contrato também pode incluir regras de convivência, divisão de pertences (inclusive animais e itens como bebês reborns) e uso de plataformas digitais.
Apesar de ainda pouco popular — com apenas 44 contratos firmados no Paraná entre 2016 e 2024 — a adesão cresceu 166% em relação ao último ano, impulsionada por casos de celebridades e pela modernização dos cartórios, que permitem a assinatura online com certificado digital notarizado.
O presidente do Colégio Notarial do Brasil – PR, Daniel Driessen Junior, destaca que o contrato oferece segurança jurídica e autonomia aos casais. A formalização pode ser feita pelo site www.e-notariado.org.br, com validade legal e sem a necessidade de deslocamento.
Desde 2020, o Paraná já registrou mais de 582 mil atos notariais digitais, e os serviços online já representam mais de 60% do total dos cartórios do estado.
Postado em 16/06/2025
Fonte: Assessoria de Imprensa do CNB/PR
imagem ilustrativa