O maior e mais diverso conclave da história da Igreja Católica começou nesta quarta-feira (7) no Vaticano, com 133 cardeais de 71 países reunidos na Capela Sistina para eleger o sucessor do papa Francisco. O grupo inclui representantes de países que nunca haviam participado do processo, como Haiti, Sudão do Sul e Mianmar.
A primeira votação está marcada para as 16h30 (horário local), com o resultado indicado pela tradicional fumaça branca ou preta. A eleição exige maioria de dois terços — neste caso, 89 votos em um único candidato.
A disputa é considerada aberta e imprevisível, devido à diversidade cultural e regional dos eleitores. A maioria dos cardeais votantes foi nomeada pelo próprio papa Francisco, o que tende a influenciar o perfil do novo pontífice.
O processo de votação é secreto e altamente simbólico. Os cardeais permanecem isolados até que um novo papa seja escolhido. A fumaça branca será emitida imediatamente após a contagem dos votos, caso haja consenso. Em seguida, será proclamado o tradicional anúncio: "Habemus Papam".
Redação Manda News - foto: MSN
Postadoem 06/05/2025