Uma pesquisa da Radar Inteligência, divulgada nesta segunda-feira 7, mostra que 86,5% dos pais de alunos aprovam o Programa Parceiro da Escola no Paraná. O levantamento foi feito em junho com 2.002 responsáveis de estudantes de 82 escolas estaduais que participam da iniciativa.
Além da alta aprovação, 84,2% dos entrevistados disseram que recomendariam o modelo a outras famílias, e 92,2% afirmaram perceber cuidado da escola com seus filhos. O índice de conhecimento sobre o programa entre os pais também é alto: 81,4% sabem que seus filhos estudam em unidades que integram o projeto.
As maiores taxas de aprovação foram registradas em Ponta Grossa (94,9%), Toledo (93,5%), Londrina (93,1%) e Maringá (89,0%). A satisfação é ainda maior entre as mães, com 87,1% de aprovação.
O programa tem como foco a gestão administrativa e de infraestrutura escolar, em parceria com empresas especializadas, permitindo que diretores e pedagogos foquem na parte educacional. As escolas parceiras apresentam melhorias como a redução de aulas vagas, ambientes reformados, fornecimento de uniformes e materiais escolares – com 97,9% e 91,4% de aprovação, respectivamente.
Outros dados apontam avanços no ensino: 99% das escolas do programa não registraram aulas vagas no semestre e 67% intensificaram o acompanhamento pedagógico. Além disso, 45% dos diretores passaram a participar mais de formações continuadas.
A iniciativa também tem impacto positivo no clima escolar. Mais de 90% dos diretores destacam o bom relacionamento com os coordenadores das empresas parceiras, e 81% afirmam estar totalmente satisfeitos com a gestão.
Um exemplo de inclusão promovida pelo programa é a Sala de Acomodação Sensorial criada no Colégio Maria Montessori, em Curitiba, para acolher estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sala foi viabilizada com apoio da empresa parceira e tem gerado resultados positivos no processo de aprendizagem e na vida familiar dos alunos.
Implantado no início de 2025, o Parceiro da Escola atua em 34 municípios do Paraná, com gestão dividida entre os grupos Apogeu, Tom Educação e Impulso. A proposta é fortalecer a educação pública com mais eficiência, inovação e cuidado com a comunidade escolar.
Postado em 07/07/2025
Fonte: AEN e foto: Hugo Silveira/SEED-PR