Estudantes de Maringá dedicam férias escolares em ações de solidariedade
Estudantes de Maringá dedicam férias escolares em ações de solidariedade
Missão Solidária Marista 2025 reúne estudantes de diversas regiões do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com ações de revitalização de espaços públicos
Nestas férias de julho, 90 estudantes dos colégios Maristas do Paraná e São Paulo e do Mato Grosso do Sul estão unidos para realizar ações voluntárias na Zona Leste de São Paulo (SP). A iniciativa faz parte da Missão Solidária Marista, que mobiliza milhares de jovens em todo o Brasil em uma grande experiência de voluntariado e cidadania.
Inspirada pelo Jubileu da Esperança e pela Campanha da Fraternidade 2025, a Missão Solidária deste ano tem o tema “Cidadãos da Esperança”. O projeto envolve estudantes Maristas a partir dos 14 anos em ações de impacto social voltadas para comunidades com histórico de fragilidade socioeconômica.
Alunos de seis unidades do Marista Brasil no Paraná participaram da Missão Solidária Marista 2025. Entre os colégios envolvidos estão os Maristas Maringá e Londrina, além dos colégios Marista Paranaense, Santa Maria e Anjo da Guarda, todos situados em Curitiba, e o Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, localizado em Araucária, na Região Metropolitana.
Durante a missão, os jovens participam de experiências práticas em diferentes territórios, como oficinas sustentáveis, encontros com a comunidade e visitas missionárias, e a pintura da Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro União de Vila Nova. A programação contempla também rodas de conversa, momentos de espiritualidade e um sarau celebrativo com apresentações culturais e comidas típicas da região.
Para o assessor de Identidade e Missão e coordenador da Missão Solidária na regional São Paulo, Matheus Alves, a iniciativa tem como principal objetivo promover um processo significativo de aprendizagem solidária. “A partir dessa vivência, espera-se que os estudantes possam mobilizar os conhecimentos e experiências adquiridos na construção dos seus projetos de vida”, afirma.
Segundo ele, mais do que uma ação pontual, a proposta da Missão é deixar marcas duradouras: “Desejamos que, independentemente das escolhas que venham a fazer, seja no campo profissional ou em outras dimensões da vida essas decisões estejam sempre fundamentadas nos princípios da ética, da cidadania e da solidariedade”, finaliza.
Entre os alunos que participarão da Missão Solidária Marista 2025, a alegria de estar em ação é grande. João Vitor Dos Santos Machado Baietero, 17 anos, aluno do 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Maringá, sempre teve carinho pelo trabalho comunitário e viu na iniciativa uma chance de viver algo único. “Desde pequeno sempre senti muito amor pelo trabalho comunitário e em poder ajudar o máximo de pessoas que eu podia. Hoje, vivendo essa experiência, entendo o que me disseram: não crie expectativas. A gente sai desses lugares com o coração cheio de esperança”, relatou.
MISSÃO SOLIDÁRIA 2025
Ao todo, a Missão Solidária Marista 2025 reunirá mais de 1.200 jovens, educadores, colaboradores e irmãos maristas em todo o Brasil. O objetivo é promover o amadurecimento da fé e da cidadania, além de fortalecer o compromisso sociotransformador baseado na espiritualidade e no carisma marista.
Neste ano, a missão acontece em duas modalidades, local e regional, abrangendo seis cidades: Recife (PE), São Paulo (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Rio Grande (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), entre maio e outubro. Durante cinco dias em cada local, os participantes desenvolvem atividades como revitalização de espaços públicos, oficinas com crianças e jovens, pintura de igrejas e ações ambientais.
SOBRE O MARISTA BRASIL
O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 99 mil crianças, jovens e adultos em 96 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.
Por: Assessoria
Postado em 23/072025